Ter consciência sobre o tempo individual de adaptação e sobre a necessidade de confiança da criança para se lançar em interação com o novo ambiente. Atitudes rígidas quanto ao tempo de adaptação produzem tensão nos pais e alunos. O professor apressado e ansioso é um estímulo negativo no processo de adaptação e na aprendizagem, pois inibirá a espontaneidade e a autonomia da criança;- Ter disposição e calma para receber os alunos com carinho e respeito ao seu jeito de ser, assim como para acolher as dúvidas de seus pais;- Saber que a adaptação deve funcionar como um convite e não uma imposição. O professor pode ser pensado como um anfitrião gentil, atencioso e muito atento aos seus convidados de honra;- Mostrar disponibilidade e muita flexibilidade para receber as várias expressões de ansiedade, curiosidade e excitação das crianças;- Ter organização e planejamento. Com horários e atividades previamente pensadas, o professor pode lidar com os interesses de seus alunos e com a dispersão natural dos primeiros dias ou semanas de aula;- Ser responsável e envolvido em suas tarefas profissionais. O educador com essas características terá maior capacidade para empatia e será mais criativo em sua abordagem pedagógica, independentemente do método de ensino adotado pela escola;- Saber que não basta gostar de crianças para estar no papel de educador. É necessário ter interesse em pensar a educação. É preciso saber brincar e saber observar a brincadeira de alunos, saber escutá-los, enxergar seus limites e potenciais;- Procurar conhecer o universo de vivências e experiências anteriores da criança, valorizando-as e fazendo-as significativas dentro das novas possibilidades que se abrem;- Descobrir possibilidades e oportunidades novas é a intenção do primeiro contato do ano letivo, seja a primeira experiência ou não das crianças. E cada ano deve ser vislumbrado cheio de novas possibilidades de vivência e conhecimento;- Demonstrar à criança que ela pode contar com aquele adulto para lhe dar segurança diante das novas experiências, sejam pedagógicas ou de relação interpessoal.
Silvana Marmo
FONTE: CORDENADORES PEDAGÓGICOS
- 2015 (8)
- 2014 (6)
- 2013 (27)
- 2012 (87)
- 2011 (55)
-
2010
(134)
- dezembro(4)
- novembro(10)
- outubro(11)
- setembro(1)
- agosto(8)
- julho(11)
- junho(12)
- maio(11)
- abril(13)
- março(14)
-
fevereiro(28)
- CALENDÁRIO DE MARÇO
- ARTES Pintura
- Reforma Ortográfica: Acentuação
- RELAÇÃO DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS PARA MONTAR SE...
- PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM EVIDÊNCIA
- REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO IN...
- VAMOS TREINAR
- Sem título
- NÚMEROS E QUANTIDADES
- NÚMEROS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
- Sem título
- Sem título
- TRABALHANDO COM O NOME
- ATIVIDADES COM A INICIAL DO NOME
- DIVIRTA-SE!
- CARNAVAL!!!!!!!!!!
- 11 maneiras de ajudar na alfabetização do seu filho
- PLANO DE ENSINO Jardim II / 5 ANOS
- Brincar na Educação Infantil
- DICAS!!!!!!!!!
- CRACHÁ DO COMPORTAMENTO
- AJUDANTE
- BANHEIRO
- MEUS CRACHÁS
- PROFESSOR QUEM É VOCÊ?
- CALENDÁRIOS FEVEREIRO
- PREPARESE!!!!!!!!
- janeiro(11)
- 2009 (6)
0 comentários:
Postar um comentário