Pintura mágica:
Desenhar com uma vela branca sobre o papel à vontade. Depois, colorir todo o papel com guache ou anilina. Os traços da vela sobressaem, revelando o desenho.
Pontilhismo:
Com canetinha, colorir todo o desenho fazendo apenas pontinhos com a mesma.Pintura soprada: Colocar um pouco de guache sobre o papel. Com um canudinho, a criança sopra a tinta em direções variadas, formando um bonito efeito.
Pintura esponjada:
Recortar vários quadrados de esponja. Pedir que molhem a esponja em tinta e batam delicadamente sobre o papel. Você tambem pode dar forma à esponja.Pintura com giz de lousa colorido embebido em cola.
Raspas de giz e algodão:
Raspar um pouco de giz de cera, espalhar sobre o papel o pó e espalhar utilizando algodão.
Desenho com materiais variados:
Desenho com carvão.
Desenho com cotonete: cobrir um pedaço da folha com canetão hidrocor. Depois, embeber um cotonete em álcool (pouco) e desenhar. O álcool vai "apagando" um pouco a caneta, permitindo que o desenho apareça.
Pinturas com bolas de gude:
Coloque tinta guache em alguns potes rasos ou vasilhas pequenas, apenas o necessário para cobrir o fundo. Jogue dentro algumas bolinhas de gude.Coloque uma folha de papel dentro de uma caixa onde ela se encaixe perfeitamente (se faltar espaço, a folha amassa, se sobrar espaço, a caixa vai ficar cheia de tinta e a folha vai "dançar", pintando o lado de trás do papel). Peça que a criança pegue com uma colher as bolinhas e as jogue dentro da caixa e ...... sacuda a caixa para os lados. As bolinhas vão desenhar linhas sobre o papel, criando um efeito "teia de aranha". Pode-se usar essa técnica de diversas maneiras: apenas uma cor de tinta, várias cores ou preto sobre branco
Falso Vitral:
Pode ser feito sobre um modelo para compreender e desenvolver a técnica. Nesse caso, faz-se um esboço em papel Report comum. Depois que os alunos dominarem a técnica, podem criar seus próprios desenhos. Nessa etapa do trabalho, é interessante que utilizem papel vegetal, pois depois de prontos, os falsos vitrais podem ser colocados sobre o vidro da janela da sala e terão um efeito maravilhoso quando receberem a luz do sol. A técnica consiste em contornar o desenho usando caneta preta permanente (para evitar que borre no contato com a tinta) e depois preencher com caneta hidrográfica, lápis de cor ou tinta plástica. No segundo caso, deve-se evitar o uso do branco e do preto, pois são opacos e o trabalho perde o efeito de vitral.
Sugestões de Trabalhos Manuais
Fantoches de papel ofício -
A atividade proposta objetiva desenvolver a criatividade aproveitando para integrar as áreas de estudo.
Material Necessário:
Folhas de papel ofício de sua preferência;
Papeis coloridos;
Sucatas variadas e outros materiais disponíveis na escola ( de sua preferência );
Cola;
Tesoura;
Revistas velhas;
Canetas hidrocor.
Como fazer:
Dobre e cole o papel ofício, formando um saco ( veja figura ) esta será a base do fantoche. Para utilizá-lo você deve colocar a mão dentro do saco. Decore como quiser - pode ser apenas o rosto do fantoche, ou pode ser o corpo inteiro. Podem ser usados papéis ofício coloridos para a base do fantoche e sucata + material disponível na escola para criar o personagem. Pode propor aos alunos que criem livremente ou direcionar para algum tema que deseja explorar mais.Brincar com os fantoches de dramatização é básico porém fundamental. Para alunos já alfabetizados pode ser proposto que escrevam seus roteiros para o teatro.Para alunos de Educação Infantil é ideal nomear cada fantoche e separar por grupos em comum. Trabalhar as cores e proporções dos mesmos também é importante.Enfim... um trabalho interdisciplinar bastante simples e lúdico.
Anilina e cola: Passe cola branca sobre o papel ou goma arábica, pingue com conta-gotas a anilina. Depois passe um pente, escova ou um garfo sobre o desenho e terá efeitos curiosos.
Pintura desbotada: Pinte uma cartolina com uma ou mais cores de anilina, deixe secar, depois com cotonete molhado em água sanitária, faça o desenho. A cartolina pode ser substituída por papel de seda (exige muito cuidado com o manejo). Fica bem legal.
Pintura desbotada: Pinte uma cartolina com uma ou mais cores de anilina, deixe secar, depois com cotonete molhado em água sanitária, faça o desenho. A cartolina pode ser substituída por papel de seda (exige muito cuidado com o manejo). Fica bem legal.
Receitas de Tintas:
1 - Ingredientes:* anilina* cola branca* águaMisture tudo e dose a àgua para obter a consistência desejada.
2 - Ingredientes:* pó de pintor* cola* água* glicerinaPara uma medida de pó, uma medida de cola, acrescentar água aos poucos, bata bem até obter uma pasta cremosa e consistente. Coloque uma colher de glicerina e continue batendo, guarde em vidros bem fechados.
3 - Ingredientes;* tinta guache* colaMisture as duas e terá uma cola colorida, com um efeito muito legal se quiser acrescentar glitter.
1 - Ingredientes:* anilina* cola branca* águaMisture tudo e dose a àgua para obter a consistência desejada.
2 - Ingredientes:* pó de pintor* cola* água* glicerinaPara uma medida de pó, uma medida de cola, acrescentar água aos poucos, bata bem até obter uma pasta cremosa e consistente. Coloque uma colher de glicerina e continue batendo, guarde em vidros bem fechados.
3 - Ingredientes;* tinta guache* colaMisture as duas e terá uma cola colorida, com um efeito muito legal se quiser acrescentar glitter.
Pintura sobre diferentes materiais
Pano
Papel pardo
Papel camurça
Lixa
Nanquim guache anilina
giz molhado na cola
Pano
Papel pardo
Papel camurça
Lixa
Nanquim guache anilina
giz molhado na cola
Confecção de massinha;
Pintura dobrada;
Dança das tintas;
Pintura com cola e anilina;
Pintura com goma arábica e anilina;
Fazer lápis de cera ;
Pintura dobrada;
Dança das tintas;
Pintura com cola e anilina;
Pintura com goma arábica e anilina;
Fazer lápis de cera ;
Pintura com música .
Colocar uma música clássica cada criança só poderá pintar com a cor que o maestro falar e no momento que ele falar seu nome.
Colocar uma música clássica cada criança só poderá pintar com a cor que o maestro falar e no momento que ele falar seu nome.
Colocar papel crepom em uma tigela com álcool .Depois que descolorir usar como tinta
Antes de realizar propostas de artes , colocar aventais e jornais nas mesas Berçário I e II sempre realizar propostas com papéis grandes Se colocar material para secar na janela, colocar jornal
•mosaico – recorta-se quadrados de crepom de várias cores e molha-os um a um e deixe que coloquem os quadrados sobre a folha, fazendo assim um mosaico.Ao secar, retira-se o papel crepom.
Texturas – Oferece-se diferentes tipos de papéis , com texturas variadas ( lixa, camurça, EVA, ...) para criação (recorte e colagem).
•Gotas coloridas – Pintura com conta gotas.
•Pintura com esponjas – molha-se as esponjas em diversas cores e pinta- se com elas.
•Riscos e pontos – As crianças só poderão desenhar utilizando
•Monotipia - espalha-se tinta guache pela mesa e pede-se para criança fazer um desenho ali. Com o papel, vc imprime o desenho, ou seja coloca a folha por cima e dê uma leve pressionada, quando retira-se a folha o desenho q a criança fez na mesa estará na folha coloca porções de guache (cores variadas) no oficio duplo e sobre a tinta abre um saco plástico TRANSPARENTE E solicita p/ as crianças espalharem a tinta pressionando o plásico.
A arte de pintar: usar diferentes meios e suportes
TINTA SURPRESA.
TINTA SURPRESA.
Papel laminado fazer pingos de tinta, dobrar a folha ao meio em seguida abrir para ver o desenho forma.
PAPEL CAMURÇA PARA DESENHAR.
PAPEL CAMURÇA PARA DESENHAR.
Desenho livre em papel camurça com giz de cera. Colar em folha sulfite A3
DAR UM PEDAÇO DE BARBANTE PARA QUE ELES COLEM COMO QUISER. No dia seguinte passar a tinta guache.
COLAR O BARBANTE COMO INTERFERÊNCIA.
LINHA,CIRCULO, SINUOSA.
PAPEL DOBRADURA COLORIDO.
DAR UM PEDAÇO DE BARBANTE PARA QUE ELES COLEM COMO QUISER. No dia seguinte passar a tinta guache.
COLAR O BARBANTE COMO INTERFERÊNCIA.
LINHA,CIRCULO, SINUOSA.
PAPEL DOBRADURA COLORIDO.
Desenhar com canetinha.
PALITOS DE SORVETE.
PALITOS DE SORVETE.
Colar palito de sorvete e completar.
PAPEL LAMINADO COLORIDO.
PAPEL LAMINADO COLORIDO.
Desenho usando álcool.
PAPEL CAMURÇA COLORIDO.
PAPEL CAMURÇA COLORIDO.
Desenhar com giz de cera.
LIXA FAZER DESENHO LIVRE.
LIXA FAZER DESENHO LIVRE.
Depois de pronto colar esta lixa em uma folha de A3
DESENHAR COM COLA E JOGAR AREIA COLORIDA.
DESENHAR COM COLA E JOGAR AREIA COLORIDA.
Fazer desenho com a cola, antes de secar jogar areia.
GIZ BRANCO OU COLORIDO:
GIZ BRANCO OU COLORIDO:
Desenhar no chão do pátio.
TINTA PLÁSTICA COLORIDA.
TINTA PLÁSTICA COLORIDA.
Desenhar figuras com a tinta plástica deixar secar. No dia seguinte pintar as figuras que se formaram.
RECORTE E COLAGEM COM PAPEL PICADO COM AS MÃOS.
RECORTE E COLAGEM COM PAPEL PICADO COM AS MÃOS.
Dar papel laminado pedir que recortem e cole na sulfite.
PALITOS DE SORVETE.
PALITOS DE SORVETE.
Colar palito de sorvete e completar.(formando figuras)
COM MOLDES.
COM MOLDES.
Colocar molde na folha passar tinta a dedo, retirar o molde e completar a figura.
BRANCO NO PRETO.
BRANCO NO PRETO.
No papel branco pintar com tinta preta.
PRETO NO BRANCO.
PRETO NO BRANCO.
No papel preto fazer desenhos usando tinta branca.
ESTÊNCIL.Fazer desenhos no estêncil e depois passar na água.No dia seguinte pintar as figuras que se formaram
TINTA E CREME DENTAL.
ESTÊNCIL.Fazer desenhos no estêncil e depois passar na água.No dia seguinte pintar as figuras que se formaram
TINTA E CREME DENTAL.
Misturar tinta a dedo com pasta de dente e fazer um desenho
CARVÃO.Desenhar com carvão em folha A3 depois passar algodão.
DESENHAR A PARTIR DE UMA LINHA:
CARVÃO.Desenhar com carvão em folha A3 depois passar algodão.
DESENHAR A PARTIR DE UMA LINHA:
Curva, Reta, Círculo, Triângulo
RECORTES E COLAGEM COM PAPEL ONDULADO.
RECORTES E COLAGEM COM PAPEL ONDULADO.
Dar o papel ondulado para eles recortar e colar,no dia seguinte pintar a folha toda.
GIZ DE CERA QUENTE.(muito cuidado )Esquentar o giz de cera e desenhar em uma sulfite
PINTURA COM AS PONTAS DOS DEDOS.
PINTURA COM AS PONTAS DOS DEDOS.
Molhar as pontas dos dedos na tinta várias cores e tocar no papel.
FAZER DESENHOS COM TINTA E COMPLETAR COM LANTEJOULAS.
COM COLA PARA FAZER DESENHOS, ANTES DE SECAR JOGAR BROCAL COLORIDO.
COLAR VÁRIOS QUADRADOS DE DIVERSAS CORES, NO DIA SEGUINTE PASSAR TINTA .
DAR VÁRIOS TRIÂNGULOS PARA QUE ELES POSSAM CRIAR DESENHOS.
PINTURA COM PEDAÇO DE PANO.
FAZER DESENHOS COM TINTA E COMPLETAR COM LANTEJOULAS.
COM COLA PARA FAZER DESENHOS, ANTES DE SECAR JOGAR BROCAL COLORIDO.
COLAR VÁRIOS QUADRADOS DE DIVERSAS CORES, NO DIA SEGUINTE PASSAR TINTA .
DAR VÁRIOS TRIÂNGULOS PARA QUE ELES POSSAM CRIAR DESENHOS.
PINTURA COM PEDAÇO DE PANO.
Fazer um chumaço de pano molhar na tinta e ir pintando o papel.
TINTAS A SEREM TRABALHADOS:
TINTAS A SEREM TRABALHADOS:
Tinta a dedo, Tinta plástica, Lápis de cor, Cola, tesoura, Barbante, Giz, Carvão, Canetinha
TIPOS DE SUPORTES:
Sulfite, Papel kraft, Cartolina, Laminado, Camurça, Color-set, Lixa, Odulado, Dobradura1 - desenho com vela (desenha c/ vela e depois passa tinta guache ou anilina para o desenho aparecer;
2 - pintura soprada: despeje guache diluída em um pouco de água sobre o papel. Com um canudo, peça que soprem nas direções que desejarem. É interessante usar mais de uma cor, para que eles soprem uma sobre a outra. O resultado é bem legal.
3 - pintura escorrida: com anilina ou guache diluída em água, pedir que virem os cadernos ou folhas para vários lados a fim que a tinta escorra pelo papel , criando efeitos.
4 - Pintura com giz colorido embebido em cola.
5 - Pintura surpresa: colar pedaços de fita crepe em partes da folha como queira (algumas crianças gostam de montar a letra de seu nome). Pintar toda a folha com guache das cores que preferir. Depois de seco, retirar as fitas. Onde havia fita, estará em branco, causando um efeito interessante.
6 - Pintura com canetinha e água sanitária: As crianças devem usar luvas e aventais. Pintar ou desenhar livremente com canetinha (de preferência canetão). Depois, embeber cotonete em um pouco de água sanitária e ir fazendo os traços que desejar (ela apaga a canetinha).
7 - Pintura com barbante: molhar barbante em tinta plástica ou guache e pedir que encostem o barbante na folha em várias direções, segurando as duas pontas.
8 - Carimbo com legumes são interessantes, principalmente o pimentão.
2 - pintura soprada: despeje guache diluída em um pouco de água sobre o papel. Com um canudo, peça que soprem nas direções que desejarem. É interessante usar mais de uma cor, para que eles soprem uma sobre a outra. O resultado é bem legal.
3 - pintura escorrida: com anilina ou guache diluída em água, pedir que virem os cadernos ou folhas para vários lados a fim que a tinta escorra pelo papel , criando efeitos.
4 - Pintura com giz colorido embebido em cola.
5 - Pintura surpresa: colar pedaços de fita crepe em partes da folha como queira (algumas crianças gostam de montar a letra de seu nome). Pintar toda a folha com guache das cores que preferir. Depois de seco, retirar as fitas. Onde havia fita, estará em branco, causando um efeito interessante.
6 - Pintura com canetinha e água sanitária: As crianças devem usar luvas e aventais. Pintar ou desenhar livremente com canetinha (de preferência canetão). Depois, embeber cotonete em um pouco de água sanitária e ir fazendo os traços que desejar (ela apaga a canetinha).
7 - Pintura com barbante: molhar barbante em tinta plástica ou guache e pedir que encostem o barbante na folha em várias direções, segurando as duas pontas.
8 - Carimbo com legumes são interessantes, principalmente o pimentão.
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