Linguagem Escrita
Apropriação da linguagem escrita
- Compreender a escrita como um
modo de representação da lingu agem oral;
- Conhecer as letras e o valor s
onoro das mesmas;
- Identificar, na fala, os sons
que formam as palavras e fazer a correspondência entre sons e letras, oque implica a consciência fonológica;
- Compreender que existe uma var
iação entre o modo de falar e o modo de escrever;
- Conhecer o sistema ortográfico
da língua: - - existência de sons que são representados por uma única letra;
- - existência de sons que podem ser representados por diversas letras;
- - existência de letras que podem simbolizar mais do que um som;
- Dominar o uso da linguagem;
Práticas de 0 a 3 anos
Nome próprio
Linguagem Escrita.d Infantil BH
Como a comunicação gráfica se desenvolve
Escrita do próprio nomed Infantil BH
Qual a prática favorece?
Rei, capitão,
soldado, ladrão,
moça bonita
do meu coração.
Intenção pedagógica
É texto?
Para que usamos?
Interpretação?
“As poesias, parlendas, trava-línguas,
os jogos de palavras,
memorizados e repetidos,
possibilitam às crianças atentarem
não só aos conteúdos,
mas também à forma,
aos aspectos sonoros da linguagem,
como ritmo e rimas,
além das questões culturais e afetivas envolvidas.”
Trecho referencial curricular
UNI, DUNI TÊ,
SALAMÊ MINGUÊ
O SORVETE COLORÊ ,
O ESCOLHIDO FOI VOCÊ.Atenção aos aspectos sonoros da
Unidades linguísticas
Quem são?
- Texto
- Palavras
- Silabas
- Fonemas.
Criança em fase inicial de escrita
precisa ...
Compreender que tudo que ele fala (texto, frases) tem unidades menores
(palavras, sílabas)
Falar para escrever...
PIRULITO QUE BATE BATE
PIRULITO QUE BATE BATE
PIRULITO QUE JÁ BATEU
QUEM GOSTA DE MIM É ELA
QUEM GOSTA DELA SOU EU.
Estratégias coletivas:
- Memorizar o texto oral.
Para iniciar, caso as crianças não dominem o texto oralmente, use CDs de cantigas de roda em momentos da sala , como por exemplo na hora do lanche)
- Percepção de palavras:
Marcar com um toque cada palavra.
Devem perceber uma palavra que se repete no texto memorizado oralmente e depois apresentado na escrita.
- O que pretendo?
Que percebam a unidade palavra, para que futuramente percebam que dentro das palavras existem pedaços menores que se repetem (sílabas) .
Qual palavra?
Percepção que as palavras são formadas por unidades menores: SÍLABA
PIRULITO QUE BATE, BATE
PIRULITO QUE BATE, BATE
PIRULITO QUE JÁ BATEU
QUEM GOSTA DE MIM É ELA
QUEM GOSTA DELA SOU EU.
ALITERAÇÃO
Ref: ALMEIDA, E.C. de; DUARTE, P. M. Consciência Fonológica: Atividades Práticas. Rio de Janeiro: Revinter, 2003.
Exemplo de atividade- UMEI
Vila Conceição
EU TIREI UM LÁ DA MINHA VIOLA,
DA MINHA VIOLA EU TIREI UM LÁ.
LARANJA É MUITO BOM, É MUITO BOM,
LARANJA É MUITO BOM, É MUITO BOM.
É BOM CAMARADA, É BOM CAMARADA,
É BOM, E BOM, É BOM.
Exemplo aliteração/percepção sílabas semelhantes:
(Criança deve perceber semelhanças orais iniciais e separar figuras nas caixas de acordo com essas semelhanças) Caixa 1 caixa 2 caixa 3
- Exemplo de figuras a analisar:
Após a análise oral, escrever as palavras observando a relação do oral e escrita.
Nível de escrita correspondente Silábico alfabético, percebe a sílaba, usa com frequência a estrutura CV, mas ainda precisa perceber e usar sílabas diferente da estrutura convencional.
Exemplo sons sanais em posição final de sílaba.
“...situações em que as crianças estabelecem uma relação entre o que é falado e o que está escrito
(embora ainda não saibam ler convencionalmente).
Nessas atividades de “leitura” ,
as crianças devem saber o texto de cor e tentar localizar onde estão escritas determinadas palavras.
Para isso, as crianças precisam buscar todos os indicadores disponíveis no texto escrito.”
Desafio pedagógico
O desafio que se coloca para os primeiros anos da Educação Fundamental é o de conciliar esses dois processos,
(Alfabetização e Letramento)
assegurando aos alunos a
apropriação do sistema alfabético-ortográfico e
condições possibilitadoras do uso da língua nas práticas sociais de leitura e escrita.”
“Alfabetização ,letramento na educação infantil é uma aditiva,não uma alternativa: alfabetização e letramento, não alfabetização ou letramento...”
“...jogos voltados para o desenvolvimento da consciência fonológica, se realizados sistematicamente na educação infantil,criam condições propícias e, inclusive,necessárias para a apropriação do sistema alfabético.”
(p.8)
Alfabetização e Letramento na Educação Infantil
Magda Soares. Patio-Educação Infantil anoVII n. 20 jul/out 2009
“Educação é aquilo que fica
depois que você esquece o
que a escola ensinou.”
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