Pages

DINÂMICA

Dinâmica para reunião de pais

Convide dois voluntários para realizar a dinâmica, que deve ser uma criança com seu respectivo responsável. Espalhe vários objetos pela sala, formando uma fila que representa o caminho para se chegar até o SUCESSO. No final desse caminho, coloque uma imagem ou placa positiva. Peça para a criança realizar o percurso, passando por cima dos obstáculos, com a ajuda do responsável. O adulto deverá conduzir a criança pela mão, com cuidado para que ela não derrube nenhum obstáculo. Deixe pouco espaço entre os objetos, aproximadamente o tamanho do pé de uma criança. Cada objeto deve ter um significado, de acordo com a mensagem que se deseja transmitir aos pais.
Sugestões:
Brinquedo (Os atrativos da tecnologia)
Bebida (Álcool)
Cigarro (Drogas)
Porta-retrato de família (Família)
Livro (Escola)
Rádio (Festas)
Imagem de um santo (Religião)
 
Depois que a criança realizar o percurso, você deve vendar os olhos e explicar que, neste momento, ela irá percorrer todo o caminho de olhos fechados e sem a ajuda da mão que a conduzia. O responsável deve apenas dar as instruções de longe. Porém, quando a criança estiver de olhos vendados, retire todos os objetos do caminho, ela deverá caminhar sem saber que os objetos foram retirados. Quando chegar ao SUCESSO, o professor retira a venda e pede para ela olhar o caminho que percorreu.

Ao final, pergunte o que os participantes sentiram. Em seguida, faça uma reflexão sobre o sentido desta dinâmica, explicando que o caminho que nos leva até o sucesso é cheio de obstáculos: as drogas, o álcool, as festas, a religião, etc. Nós somos responsáveis por conduzir estes pequenos até o sucesso, orientando para que não tropecem diante dos obstáculos que nos impedem de seguir adiante. Nesta fase da vida, eles caminham como se estivessem de olhos vendados, cabendo aos pais e responsáveis, conversar, orientar e até conduzir pela mão, se necessário.

Após a dinâmica, seria interessante refletir com os pais.
 
( RETIRADO DO BLOG  DA "Professora Bianca Grossi")

0 comentários:

Postar um comentário