Objetivos:
• Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas.
• Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país juntamente com suas bandeiras.
• Conhecer a história das copas.
•Identificar cada país e os dias que jogam.
Diante do inicio de mais uma copa do mundo aproveitamos a importância do momento para reforçar o espírito patriótico. Valorizando e exaltando nosso país.
Metodologia:
Temas Transversais
Ética e cidadania: Envolver todo o conteúdo no tema valores, já que se fala em campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, a necessidade de um trabalho coletivo, o respeito entre os envolvidos e com as regras, bem como aceitação de que não se vence sempre.
Meio ambiente: Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da Copa (pinturas, enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) e negativos (poluição visual, sujeira)
Pluralidade cultural: Observar a língua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de alguns países que nós, brasileiros, herdamos. As colônias brasileiras nos países que sediam a Copa e colônias destes países no Brasil.
Biblioteca: Leitura do texto: Jogo de bola (Cecília Meireles)
O Jogo de Bola
O Jogo de Bola
A bela bola rola,
A bela bola do Raul.
Bola amarela, a da Arabela,
A do Raul, azul.
Rola a amarela e pula a azul,
A bola é mole, é mole e rola,
A bola é bela, é bela e pula,
É bela, rola, pula, é mole, é amarela, azul,
A de Raul é de Arabela e a de Arabela é de Raul!
Cecília Meirelles
A Bola
Bola de pano, Bola de meia,
Bola de coro vai rolando pela areia!
Bola na grama, fazendo show,
Bola na rede todo mundo grita gol!
Bola para mim. Bola pra você!
Bate, bate bola que agora eu quero ver.
Bola para mim, bola pra você,
Rola, rola bola que a gente vai vencer!
Taça na Raça
Eu sei que vou, vou do jeito que eu sei,
De gol em gol, com direito a replay!
Eu sei que vou com o coração aberto a mil,
É taça na raça Brasil!
Leituras sobre as copas (jornais, revistas, livros)
Montar uma revistinha da copa com atividades desenvolvidas nas diversas disciplinas.
Educação Artística: Viseira da Copa / Bandeirinhas para enfeitar a escola / Desenhos livres sobre a Copa.
Educação Física: Organizar um jogo de futebol / As regras do futebol e a função de cada jogador/ Tipo de roupa adequada para a prática do futebol (uniforme) / Organização da fila e Posição adequada para cantar o Hino Nacional.
Português: O Hino Nacional
•A letra do hino enfatizando as palavras que as crianças mais erram;
•Pesquisa no dicionário do significado das palavras mais difíceis;
•Texto: Jogo de bola (Cecília Meireles);
Matemática:
•Quantas vezes o Brasil foi campeão?
•Significado dos termos: oitavas de final, quartas de final, semi final e final.
Matemática:
•Quantas vezes o Brasil foi campeão?
•Significado dos termos: oitavas de final, quartas de final, semi final e final.
•Quantidade de jogadores num jogo de futebol.
•Agenda da copa•Análise do placar dos jogos do Brasil
•O comércio que envolve a Copa (bandeiras, camisetas, apito, etc...)
•Liga pontos.
História e Geografia:
•Sede da Copa
•Curiosidades sobre a vida das pessoas do país onde ocorre a Copa. (usos e costumes)
•Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do Brasil bem como seus adversários
•A Bandeira Brasileira
•As bandeiras dos países que estão sediando a Copa
•As bandeiras dos demais países
•Falar que todos os países tem o seu Hino Nacional
•O respeito às demais seleções
•Reforçar o espírito patriótico
Ciências:
•A saúde: alimentação, prática de esportes, o condicionamento físico, saúde mental, o repouso
•O fumo e o álcool: são incompatíveis com a prática de esportes;
•Os valores nutricionais de alguns alimentos;
•Dicas para uma dieta bem equilibrada para as crianças
•Montar com as crianças um cardápio
•Cuidados com os fogos e balões.
Avaliação:
•Participação individual e em grupo em cada etapa de trabalho.
Projeto adaptado. Credito ao Grupo Professores Solidários.
Projeto adaptado. Credito ao Grupo Professores Solidários.
0 comentários:
Postar um comentário