As férias acabaram. E você, descansou?
Se você conseguiu a proeza de se desligar de tudo, parabéns!
Agora se você anda com seu radar a mil por horas, vá com calma. O fato buscar novas maneiras de ajudar os nossos alunos e a aprimorar nosso fazer diário pode nos trazer desgasta e frustrar também, pois sempre achamos que as soluções sempre estarão em estratégias cada vez mais elaboradas e complexas, e por esta razão acabamos por desconsiderar as soluções mais simples. Ficar sempre correndo atrás dos novos modismos, tais como o último método mirabolante para alfabetizar, as novas estratégias para fazer a aula virar um show, nem sempre levam ao resultado esperado. Então descanse, relaxe. Reflita sobre o que já deu certo até agora, é elabore uma pequena lista conforme abaixo.
. Relacionamento Professor e Aluno: Pense em apenas três ações que você realizou no 1º. Semestre que deram certo. Agora pense em como aprimorá-las para que o resultado seja excepcional.
. Práticas de Ensino que os alunos mais participaram: Aqui vale lembrar das práticas que você utilizou em que os alunos empenharam-se mais em realizar . Quais estratégias foram utilizadas ? Em quais momentos elas funcionaram melhor ? Como elas poderiam ser aprimoradas ?
. Rotinas: Neste tópico reveja três grandes situações em que o caos se instalou na sala de aula. Em quais momentos ocorreram esse caos ? Quais rotinas precisariam ser criadas para evitar isso ? Foi na hora do trabalho em grupo ? Foi na hora da explicação da lição? Pense em três medidas para solucionar esses problemas.
. Conseqüências: Os alunos se unem contra o Professor quando vêem que as conseqüências aplicadas para determinado ato, ao ver deles, é injusta. Assim, minha dica é: baseado nas três grandes situações onde surge o caos, levante com os alunos quais seriam as conseqüências que eles aplicariam. Assim o Professor terá condição de ver quais são as conseqüências que são justas do ponto de vista do aluno e poderá escolher as melhores .
E respire fundo. Você esta voltando de férias!
Boa Aula!